46. 3524-4546
carboni@carboniseguros.com.br
Facebook

Saiba Mais

5 dicas para programar a aposentadoria

Facebook
23 de Agosto de 2017

Aproveitar a terceira idade com tranquilidade e estabilidade financeira, para pagar as suas contas do mês é o sonho de muita gente. Mas para conseguir uma boa aposentadoria e curtir essa fase da vida, é preciso se programar com antecedência.

Você já começou a pensar nessa questão? Veja estas 5 dicas para programar a sua aposentadoria!

 

1- Defina o seu objetivo

    Qualquer tipo de planejamento começa a partir de um objetivo. Com a aposentadoria não é diferente!

    O primeiro passo é definir aonde quer chegar. Defina quando você pretende se aposentar, de preferência com tempo hábil para que o seu esforço para acumular o recurso, que será usado na aposentadoria, não seja muito grande.

 

2- Saiba com quais receitas contar

    Para programar uma aposentadoria tranquila, saiba com quais receitas você poderá contar. A previdência social é um regime compulsório, ou seja, todo trabalhador contribui para este regime, que é administrado pelo Instituto Nacional de Seguro Social, o INSS. O valor pode variar conforme a contribuição feita no decorrer dos anos, limitado a um teto (valor máximo de recebimento). Além disso, o início da aposentadoria depende da idade e tempo de contribuição.

    Por esse motivo, é preciso contar com outras fontes de renda como um plano de previdência corporativo ou individual. Neste plano, é você quem escolhe o valor e a periodicidade da contribuição, além de decidir quando será feito o resgate, desde que seja dentro do prazo de carência mínimo.

 

3- Faça estimativas

     Para se programar adequadamente, faça estimativas do quanto  você precisará para  manter o seu padrão de vida. Nesse levantamento, conte com despesas como moradia, alimentação, saúde e lazer. Você pode incluir outros gastos que terá, de acordo com o estilo de vida que pretende ter na aposentadoria.

 


4- Planeje a sua poupança

    A renda total da sua aposentadoria pode não ser suficiente para garantir o padrão de vida que você pretende ter, nestes casos, poupar pode ser uma alternativa para conquistar o patrimônio adequado.

    Caso esteja abaixo, será preciso poupar dinheiro para manter o seu padrão de vida. Para isso, calcule o quanto falta para atingir a sua meta e comece a guardar dinheiro.

    Estipule quais investimentos são os mais indicados para juntar o dinheiro necessário, mas  leve  em consideração pontos importantes, como a inflação.

 


5- Reveja sua estratégia

    O planejamento financeiro precisa ser revisto após um tempo e verificado se está dentro do planejado. Analise se você está alcançando suas metas, caso a resposta da análise seja negativa, você precisa ajustar o seu plano.

    Está com dificuldades para poupar?

    Se isso acontecer com você durante o seu plano, poupe mais, sempre que puder. Ou seja, se em determinado mês você receber uma quantia extra, guarde uma parte para compensar os períodos difíceis.

    Em alguns casos, quando existem problemas no planejamento da aposentadoria, é preciso adiar o tão sonhado momento. Para que isso não aconteça, se atente as dicas dadas e avalie se não é mais vantajoso diminuir o padrão de vida de sua aposentadoria ou o seu modelo de vida atual. Desta forma, talvez não seja necessário adiar a aposentadoria.


 

Com a Carboni Seguros, a sua Previdência Privada fica ainda mais fácil!


Fonte: Meu Porto Seguro.


localRua Rio Grande do Sul, Nº 1074
Francisco Beltrão - PR
Fone46. 3524-4546
Emailcarboni@carboniseguros.com.br



Todos os Direitos Reservados - Carboni Corretora de Seguros - Desenvolvimento Zipp Soluções